Nossa   História

    Em 1918, Madre Gertrudes de São José chega enfim ao Brasil, como missionária junto aos imigrantes filhos de italianos. Como grande educadora, Madre Gertrudes sente-se interpelada pelo desejo de estar no meio da juventude, como ela mesma diz: “Eu creio que, com o passar do tempo, seria o caso de abrir uma escola de estudo e trabalho, e um oratório festivo para atrair também aquelas mocinhas da fábrica e com jeito delicado conduzi-las pelo caminho certo”

   

    Em 1927, Madre Gertrudes vê seu pequeno projeto missionário sendo realizado nas terras férteis de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. Insere-se na nova realidade e com 51 anos, mas cheia de vigor, as margens do Rio São Francisco e aos pés do Itabira inicia a nova missão, lança a semente pequenina que hoje é árvore gigante. Ao fundar a Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, ela tem como companheira Madre Josefina do Sagrado Coração.

   

    Em 02 de março 1959, chega a tão sonhada hora de vê a semente germinar as margens do São Francisco. A exuberância da terra faz com que a delicada plantinha, em pouco tempo, ali brotasse uma viçosa árvore.

    A Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia funda em Pirapora, norte mineiro, um Educandário sob o título de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento. Muitas foram as pessoas que trabalharam incansavelmente para que o sonho do “Colégio de Freiras” fosse uma realidade.

    Em 1960, o Ginásio passa a funcionar em regime de semi-internato. Na década de 70 inicia-se o curso noturno com Ensino Fundamental e Magistério. A partir de 1980, é implantado o Curso Auxiliar de Laboratório em Análise Clínica, Adicionais de História, Geografia e Pré-Escolar.

 

    Como o processo educacional é sequenciado, surge a necessidade de oferecer também o curso de Ensino Médio.

É preciso alargar os horizontes. Um novo milênio se inicia e muitas mudanças se fazem necessárias:

  • Parceria com o Sistema Positivo de Ensino e com a AEC (Associação das Escolas Católicas);

  • Reformas no prédio e uma reestruturação no corpo docente e administrativo;

  • Incorporação dos avanços científicos, tecnológicos e das teorias pedagógicas como forma de transformação e evolução frente ao mundo globalizado em que vivemos.

    Percorremos um longo caminho. Meio século de história educando gerações. Inúmeras pessoas fizeram parte dessa história: alunos e seus familiares, funcionários, professores e, sempre contamos com a presença amiga, acolhedoras e dinâmicas das Irmãs de Jesus na Eucaristia que, nos vários setores do Colégio foram e continuam sendo uma presença missionária, doando suas vidas na gratuidade e na generosidade do pão e do vinho que se fazem alimentos para saciar a fome da humanidade.

 

    Façamos memória das primeiras Irmãs que vieram para a fundação de nosso Colégio: Madre Lisaura de Cristo Rei, Irmãs: Terezinha do Menino Jesus, Maria de Lourdes de Jesus, Maria Pia Antonina, Aurora Côgo, Maria Pia Anastácia, Maria das Graças, Maria Pia Mônica, Maria Pia Albertina e Maria Pia Flora. E renovemos nossa gratidão a todas que aqui foram e são continuadoras da missão iniciada por Madre Gertrudes.

Irmã Josenira De Souza Rodrigues

03 de Março

Fundação do Colégio

1994

Sobre Nós

Como Escola Católica, temos a missão de promover a vida através da humanização, educação, evangelização e partilha, para que todos possam viver em comunhão segundo os ensinamentos de Jesus Eucarístico em Pirapora - MG | Colégio Santíssimo Sacramento - Educando Gerações.

Localização

(38) 3741-1988

 

Avenida Otávio Carneiro, 652

Bairro Santo Antônio,
Pirapora / MG CEP: 39.270-000

 

contato@santissimosacramento.com.br

Conecte-se

 2009-2019 – Todos os direitos reservados