Proposta Pedagógica

O Aluno e o a Aprendizagem no centro do processo educativo

     Como escola católica, somos herdeiros e portadores de um carisma educativo que tende à formação humana, cristã, socioambiental e acadêmica, ao cuidado pela vida e a uma transformação social justa, solidária e humana a exemplo do Mestre por excelência, Jesus de Nazaré. É a partir desse perfil educativo-missionário, deixado por Madre Gertrudes de São José, que Irmãs, educadores, funcionários e alunos devem assumir a educação como promotora do desenvolvimento: pessoal, social e econômico. “As brilhantes invenções de nossa era, nos diversos setores científicos e técnicos, invenções de que a humanidade se ufana, com justos motivos, são resultados do gênio e do talento de mãos dadas com a perseverança até o sucesso final” afirma Madre Gertrudes em uma de suas cartas. Ela ainda nos diz: “Minha causa é a causa dos pobres, dos enfermos e da juventude deste querido Brasil que tanto amo". 

     Ao longo da vida o indivíduo se apropria de diferentes conhecimentos, através de sua inserção no meio em que vive. Para Levi Vygotsky “o homem é um ser que se forma em contato com a sociedade”. Na era digital, a Escola deve ir além da operacionalização de seus conteúdos. Ela precisa estabelecer conexão com o seu entorno, como ressalta Vygotsky “todas as nossas capacidades psíquicas, como pensar, sentir, expressar, perceber, falar, lembrar, convencer, se emocionar, ritmar ... são originadas das nossas relações sociais e dialeticamente internalizadas”. Por isso que é possível afirmar que o desenvolvimento é uma revolução, na pessoa e no meio em que ela está inserida, e não apenas uma evolução.

     Para o Colégio Nossa Senhora do SS. Sacramento, em seu cerne de Escola Católica, a educação é uma dimensão essencial da vida humana. Educação e vida estão de tal modo entrelaçadas que não há como separá-las. Segundo Balbinot, “a educação tem uma dimensão ontológica, que parte da essência do ser, estende-se ao ser-no-mundo, ao ser-com-os-outros, flertando com o mistério e avançando para o encontro do Transcedente (...) em seu sentido etimológico: educare, guiar intencionalmente para fora, (...) construir, lapidar, fazer crescer, amadurecer com razão, motivo e sentido

     A Escola é fundamental para proporcionar ao aluno a aquisição de instrumentos que possibilitem o acesso ao saber elaborado assegurando assim o direito à educação e as condições para permanência na escola e conclusão dos estudos previstos em legislação para a Educação Básica.

     No processo educacional em nossa Escola, o professor é o mediador do processo de ensino e aprendizagem, onde utiliza de diferentes organizações didáticas com o objetivo de promover a interação do aluno com o conhecimento e com o meio em que vive, seja no ambiente educativo ou fora dele.

    Olhando por essa ótica, o espaço escolar deve ser organizado de forma que insira o aluno no universo do conhecimento, promovendo aprendizagem significativas, que dão razão e sentido para o conhecimento científico. Assim como é de fundamental importância o material didático e a organização do tempo escolar.  Os planejamentos escolares devem acontecer sob a luz dos princípios pedagógicos e didáticos que os regulamentem e sustentem para a materialização de uma educação global dos alunos brasileiros, ou seja, nas suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. 

     Pensando em parceiros que completem a intencionalidade de nosso processo pedagógico que em 1999 o Colégio Nossa Senhora do SS. Sacramento firmou parceria com o Sistema Positivo de Ensino, através do material didático, da assessoria pedagógica, dos projetos literários, da formação continuada para a equipe docente e diretiva.

     Baseado em grandes teóricos como Jean Piaget, Lev Semionovich Vygotsky e Henri Wallon, optamos por uma proposta proposta pedagógica interacionista, onde o aluno é o sujeito do processo pedagógico e todos os espaços é de aprendizagem. 

   Abertos as novas metodologias, a inserção do espaço escolar com a sociedade, a cultura digital, ao protagonismo juvenil, ao diálogo, a humanização, o respeito pelas diferenças e o desejo pelo conhecimento científico possam ser a base de uma proposta pedagógica. Assim, a cada dia, educando gerações, a missão da Irmã de Jesus na Eucaristia vai se concretizando no Colégio Nossa Senhora do SS. Sacramento.

  • Facebook
  • YouTube

Contate-nos

Endereço

Avenida Otávio Carneiro | 652

Bairro Santo Antônio
Pirapora / MG

 39.272-150

2019 - CNSS 

Ir Josenira Rodrigues