top of page
  • marketingcnss

1ª Noite Filosófica

Com objetivo de ser a cada dia uma excelência máxima na educação piraporense e regional, O Colégio quer continuar a missão de Madre Gertrudes de São José de educar mentes e corações no desejo de tornar estas crianças e jovens protagonistas do bem e bons cidadãos para o mundo. Logo, os alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental 2, juntamente com seus familiares, professores, direção escolar e coordenação pedagógica vivenciaram algo fenomenal no dia 28 de Novembro de 2019, dia de Ação de Graças e propício para uma noite Filosofal e Jubilosa.

Com um olhar a biografia do grande filósofo grego, chamado Sócrates, os alunos através do teatro e da música mostraram a atualização da história socrática e sua memorável filosofia para os dias atuais, pois este sábio filósofo deixou um legado humanístico e motivador, principalmente no que tange ao amor próprio, isto é, autoconhecimento, auto estima, valorização humana em perspectiva a valorização da ética familiar, escolar e social.

Sua filosofia foi refletida a cada detalhe das apresentações teatrais e musicais, tanto na sua Apologia, quanto na atualização da Alegoria da Caverna, escrita pelo seu discípulo Platão e inovada por inúmeros escritores da atualidade. Os alunos arrasaram em cada detalhe do cenário, enredo e musicalidade, o momento se culminou com coquetel servido a todos os presentes, que se confraternizaram pela rica experiência família e escola.

Em suma, a 1ª Noite Filosófica foi um convite permane

nte à reflexão e o regaste de valores como: família, amizade, humanização, autoconhecimento, solidariedade, amor próprio e conscientização sobre as mídias e a valorização da honestidade atual. Logo, sua máxima reflexão fica para cada um de nós: Conhece-te a ti mesmo?; isto é, por que vale a pena viver? Para que estou aqui? Qual é o amor humano que busco? Qual o valor dou a minha essência? Entre outras inquietações que suscitarão novas atitudes em tempos de guerra, depressão e destruição da vida. Que possamos sair da caverna do comodismo e da alienação humana, e descobrirmos as sementes da essência do bem existente em cada cidadão e em cada família, através da gratidão e do amor ao próximo.

O Colégio agradece a cada educando e seus familiares pelo memorável acontecimento em seu ano Jubilar. A razão de educar mentes e corações, neste educandário cristão católico se centraliza nos dizeres do filósofo Francis Bacon: “Um pouco de filosofia leva a mente humana para o ateísmo, mas a profundidade da filosofia leva o homem para DEUS”. Logo, Seja um grande filósofo, mas, no meio de toda sua Filosofia não deixe de ser um grande SER HUMANO. (David Hume)

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
LOGO SS -.png

Rede Jesus na Eucaristia

bottom of page