• marketingcnss

Setembro Amarelo

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo, são 800 mil casos anualmente aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), que reafirma a importância de todos os países adotarem estratégias de prevenção com eficácia comprovada.

O Brasil criou em 2015, o  Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. A iniciativa é do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O objetivo é promover eventos que tenham    cespaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. Durante o mês da campanha, é comum que locais públicos sejam iluminados com a cor amarela.

Sinais de alerta

O suicídio é premeditado e os sinais de alerta, por vezes, são visíveis. O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas, preocupação com sua própria morte ou falta de esperança, isolamento são alguns dos principais fatores que levam ao suicídio.

As intenções suicidas também costumam ser expressas verbalmente. Frases como “Vou desaparecer.” “Vou deixar vocês em paz.” “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar.” “É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar.” são comuns em casos que antecedem a tentativa de tirar a própria vida. 

Após um trabalho realizado em sala de aula através de debate, reflexão e debate, os alunos do vespertino participaram da palestra: Setembro Amarelo, com a Psicóloga Alessandra Mendes, onde ela afirma: o suicídio pode ser prevenido! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Por isso, fique atento(a) aos sinais para poder ajudar.


3 visualizações
  • Facebook
  • YouTube

Contate-nos

Endereço

Avenida Otávio Carneiro | 652

Bairro Santo Antônio
Pirapora / MG

 39.272-150

2019 - CNSS 

Ir Josenira Rodrigues